Sem categoria

APPLE ESTUDA ROBÔS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O LAR

Apple está a trabalhar em robôs de inteligência artificial (IA) para o lar, de acordo com um relatógio da Bloomberg. A empresa de tecnologia, que abandonou o seu projecto automóvel, está agora a investir no desenvolvimento de robôs de IA e tem dois produtos em fase de pesquisa inicial.

A Apple está a considerar a possibilidade de fabricar um robô que possa seguir o seu dono ou um dispositivo robótico que possa mover ecrãs, segundo a publicação, citando várias fontes anónimas familiarizadas com o trabalho. O projeto do ecrã robótico é o mais desenvolvido dos dois até agora, mas tem sido intermitentemente abandonado e depois adicionado de novo ao roteiro da Apple durante anos. No entanto, ambos os projectos estão ainda numa “fase inicial de investigação” e poderão vir a ser abandonados (ou lançados) no futuro.

Os projectos estão a ser liderados por Matt Costello, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, e Brian Lynch, diretor sénior de engenharia de hardware doméstico da Apple, como parte da divisão de engenharia de hardware e IA e aprendizagem automática da empresa. A equipa de IA da Apple também está a trabalhar em algoritmos para ajudar os robôs a navegarem pelos lares das pessoas, o que pode estar relacionado com o projecto de robô móvel.

A Bloomberg refere que a Apple está a contratar para funções de robótica com uma descrição de emprego que pede aos candidatos que ajudem a “moldar a IA que irá alimentar a próxima geração de produtos Apple” e que a Apple está à procura de engenheiros e investigadores para “nos ajudarem a investigar, definir e desenvolver sistemas robóticos inteligentes complexos e experiências no mundo real”. Um dos anúncios de emprego da Apple activos no momento em que este artigo foi escrito pede um engenheiro de robótica com experiência em “programação de robótica e sistemas autónomos” e na utilização de algoritmos de IA para alimentar sistemas autónomos.

A possível entrada da Apple no mundo dos robôs de IA domésticos pode ser um novo mercado experimental para a empresa, de acordo com o relatógio, após a sua decisão de abandonar o projecto de veículo eléctrico. A Apple também está a pesquisar a adição de IA aos AirPods e considerando a construção de óculos inteligentes. A Apple ainda não lançou ferramentas de IA gerativas ao ritmo dos seus concorrentes, como o Google, o Samsung ou o Microsoft, mas está planeado revelar algumas destas ferramentas mais tarde este ano.

No mundo da robótica, a Apple entraria num cenário ainda em desenvolvimento, mas competitivo, com o Amazon, a Roomba e a Unitree já a terem lançado produtos no espaço de robótica doméstica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *